Modulo I - A dimensão estruturante das tecnologias
As transformações científicas e tecnológicas estão mudando as relações, formas de organização social e de aprendizagem. Desse modo, a escola deixa de ser um espaço fechado e o professor mais do que nunca se torna fundamental na mediação e estimulação da busca e construção do conhecimento. O educando passa a ser o sujeito ativo deixando de ser mero consumidor de informações. Com isso, o aluno torna-se capaz de criar, trocar, criticar, e confrontar o que foi aprendido com a comunidade escolar e com o mundo.
Proposta de uso das tecnologias na escola
Escola Municipal Adauto Pereira de Souza
Turma: Estágio I /SEJA
Periodo: Agosto e setembro- 2010
Tema: Direitos Humanos ( o tema pode ser escolhido com a turma)
Disciplina: Português
Habilidades:
Expor suas ideias com clareza, participando ativamente das discussões
Relatar experiências vinculadas pelos meios de comunicações a partir de conhecimentos prévios
Fazer leitura de textos, interpretando o sentido geral
Produzir textos
Disciplina: História
Habilidades:
Identificar direitos e deveres individuais e coletivos nos diversos espaços de integração social ( escola, trabalho, associações, instituições públicas , etc.)
Criar ações que possam contribuir na conquista de direitos
Atividades:
Criação de blog
Postar no blog - O que você sabe sobre Direitos Humanos?
Pesquisar na internet textos, músicas e imagens sobre o tema
Discutir - O que significa cidadania?
Registrar atitudes do dia a dia que demonstrem cidadania
Postar no blog- O que aprendeu sobre Direitos Humanos e citar ações que podem transformar essa realidade.
Divulgar na rádio comunitária do bairro as ações construídas para conquistar direitos e mudar a realidade
Avaliação
Educandos e professoras devem analisar os pontos positivos e negativos da experiência, sugerindo mudanças, repensando temas, metodologias e produções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário